Quero receber
o LordCão News

 

LordCão News - Artigos interessantes

voltar

Por que os cães cavucam?

Por Claudia Pizzolatto


Não é só cachorro grande que gosta de procurar chineses no jardim da casa. Teoricamente todos os cães, de todas as raças, gostam de cavoucar. O que a gente observa é que as raças originalmente desenvolvidas para um trabalho específico e que demanda muita energia, tende a cavoucar muito mais do que as outras raças. Alguns exemplos são: Pastores Alemães, Rotties, Huskies, Beagles, Cockers,Dachshund, Labradores, Goldens, e é claro, os especialistas na arte de desencavar até o esgoto, todos os terriers. Pra solucionar o problema dos nossos obreiros de metrô, é preciso primeiro entender porque os cachorros cavam:

Eles cavam para fazer suas "camas".
Cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local "predileto" para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar. Puxa daqui, tira matinho dali, remove umas pedrinhas de lá, quem foi o louco que colocou esta bromélia bem no meio do meu quarto?, e pronto, temos um adorável local de repouso, com vista pro mar e totalmente decorado.

Eles cavam porque estão entediados.
Não tem ninguém com quem brincar. Provavelmente a coisa começa com aquela plantinha sem-vergonha, que balança prá lá e prá cá, convidando pra brincar. Primeiro a gente destrói a plantinha, puxando cada folhinha com a delicadeza de um hipopótamo. Depois, quando já não tem nem um cabinho pra contar a história, a gente começa a cavar para ver da onde ela (a plantinha) veio e se tem outra escondida lá dentro. Aí a gente ouve uma voz, bem baixinho, estranha, mas com certeza chamando pra brincar num lugar novinho em folha. É o tal do chinezinho. Cavando, cavando, cavando, um dia a gente chega lá. E por falar nisso, quantas coisas a gente acha no caminho, não é mesmo?

Eles cavam para se exercitar.
É justamente por isso que as raças de trabalho tendem a cavoucar mais. A maioria dos donos não exercita o ser cachorro de forma constante e suficientemente. O que fazer com toda esta energia? Bem, depois de puxar todas as roupas do varal, roer o para-choques do carro, perturbar a vida do gato, pular que nem um desvairado em cima das pessoas, só resta cavar o jardim atrás de um tesouro do pirata.

Eles cavam para ficar fresquinho.
Especialmente as raças do rio e as calorentas. Cavando eles conseguem achar uma terra mais fresquinha e úmida, melhor só na praia. Se estiver muito frio eles também podem cavar para ficar mais quentinhos, já que enroladinhos num buraquinho é mais fácil de controlar a temperatura. Exatamente como os Huskies, Samoiedas e Malamutes fazem na neve.

Eles cavam para esconder a comida rara de aparecer
Aquele osso mensal, talvez, ou quando tem muita "gente" para disputar um biscrock e a barriga ainda está cheia. Nem todos os cachorros enterram seus pertences preciosos, embora este ritual faça parte dos instintos ancestrais. Cachorros que gostam de enterrar coisas, enterram biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. É lindo quando eles são pequenininhos, mas um desespero quando eles ficam grandinhos.

Eles cavam pra trabalhar.
A teoria de todo Terrier é: se não posso ser desentocador de raposas, vou ser arqueólogo e achar um dinossauro ENORRRRRRRRRRRRME, só para mim. :-P É que nem ser aviador: tá no sangue e não há nada que vá faze-los mudar de idéia.

Eles cavam para escapar.
Claro, um dia você leva o seu peludão para passear no "Baixo Totó". Deixa ele tomar umas biritas, mexer com umas cadelinhas, surfar nas ondas, e depois nunca mais. O cão pede a chave do carro emprestada, e você nada! Pede pra sair com uns amigos sábado à noite,e você manda ele voltar antes das 10 da noite. Ele pede pra dormir na casa da namorada, e você diz que não porque ela não é de boa família. Até eu fugia! Falando sério, machos tendem a cavar perto das cercas para fugir, mais do que as fêmeas. Provavelmente tudo começa com um espírito mais independente, e um cheirinho de cadela no cio também não ajuda nada.

Eles cavam porque tem um bichinho no jardim.
Em alguns casos o seu jardim tem camundongos (só não vou dizer rato que é pra não assustar os mais sensíveis B-D). Você ainda não sabe, mas o seu cachorro já sentiu o cheirinho deles. As vezes o ratinho ainda está no terreno baldio do lado, mas o peludão quer acabar com este intruso o mais rápido possível.

Soluções?
Bem, depois que o cachorro começa a cavar e adquire o hábito, fica MUITO difícil de corrigir o problema. Em alguns casos é só "dar" aquilo que ele precisa. Ou seja, mais exercício; uma casinha ou abrigo, com um paninho pra ele empurrar pra lá e pra cá e fazer a cama do jeito dele; reservar um horário, todos os dias, para brincar com o totó; acabar com os roedores;

Se isso não bastar existem outras técnicas "mais drásticas" para tentar recuperar o cachorrão.

Crie um caminho para ele passear pelo jardim e cerque as plantas com seixos rolados (pedras redondas e de vários tamanhos). Cães detestam pisar em superfície irregular.


Deixe o buraco fedorento. Ponha um pouco do próprio cocô do cachorro dentro do buraco e tampe. Poucos cachorros irão continuar cavando naquele lugar depois de achar os "presentinhos" uma meia dúzia de vezes.

Que tal um banho? Enterre parte da mangueira (com a ponta virada pra cima) dentro do buraco e fique perto do registro de água. Quando o cachorrão estiver chegando perto é só abrir a torneira e assistir ao susto.

Você também pode dar o banho. Leve o jornal para o jardim e sente-se com a mangueira do lado. Se o peludo tiver a audácia de começar a cavar na sua frente ligue o jato d'água enquanto diz NÃO, e mostre a ele o que é um Lava-a-Jato.

Reserve um cantinho onde ele possa cavar e ensine o comando "CAVA-CAVA". Alguns cachorros se dão por satisfeitos com tamanha gentileza.

Banque o político brasileiro. Acabe com a obra do metrô, porque foi um outro prefeito quem começou e você não vai ter tempo de inaugurar a obra na sua gestão. Ponha um pedregulho dentro de cada buraco e jogue um pouquinho de terra por cima. É difícil encontrar um cachorro com as ferramentas necessárias para quebrar brita. A grande maioria desiste do emprego.


Todos os direitos reservados. Este artigo está registrado na Biblioteca Nacional e tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução desde que sejam colocados o nome da autora e a homepage origem.

voltar


© LordCão 2009