Quero receber
o LordCão News

 

LordCão News - Artigos interessantes

voltar

Cachorro bom cidadão

Por Claudia Pizzolatto



Muita gente não sabe, mas nos Estados Unidos existe um programa patrocinado pelo American Kennel Club, que é o kennel clube de lá, que avalia e emite certificados para cães que sabem se comportar em público. Este teste é aplicado por vários treinadores credenciados pela AKC espalhados pelo país.

Ao passar neste teste o cachorro ganha uma carteirinha que certifica o seu bom comportamento, e com este documento ele pode frequentar vários estabelecimentos comerciais e hoteis que estão credenciados no programa.

Este programa já existe há bastante tempo nos Estados Unidos com muito sucesso! Vários estabelecimentos já aderiram ao programa e exibem na sua porta um adesivo com os dizeres "Good Citizen Dogs are Welcome", que quer dizer Cães Bons Cidadãos são Benvindos.

Aqui no Brasil ainda não existe nada parecido, mas cada vez mais os donos de cães estão se conscientizando da importância do seu cachorro se comportar bem em público.

Como curiosidade, nós colocamos abaixo o teste para um cachorro se tornar um Bom Cidadão por lá:

Preparando para o teste Cachorro Bom Cidadão

1 - Acostume o seu cachorro a ser manipulado, não somente por membros da família, mas também por estranhos.
2 - Socialize bastante o seu cachorro enquanto ele é bem novinho, com outros cachorros e pessoas de todos os tipos e idades.
3 - Ajude o seu cachorro a se comportar adequadamente expondo-o a barulhos cada vez mais altos, a tosa e banho em pet shops, pisos desiguais, e lugares estranhos.
4 - Acostume o seu cachorro a ficar amarrado com uma guia enquanto tem alguém presente (não deixe o seu cão amarrado sem supervisão).
5 - Ensine o seu cachorro a não puxar enquanto passeia.
6 - Ensine o seu cachorro a atender aos comandos de obediência básica: Senta, Deita, Vem, Junto, e Fica.

As etapas de preparação acima irá ajudar qualquer filhote a crescer e se tornar um Bom Cidadão.

O teste do Cachorro Bom Cidadão:

Aceitando um estranho
O avaliador caminha na direção do cachorro e cumprimenta o dono. O cachorro não deve apresentar timidez ou ressentimento e não deve pular no avaliador.

Sentar para ganhar carinho
O avaliador cumprimenta e acaricia o cachorro. Ele então caminha em volta do dono/cachorro.

Aparência e Tosa
O avaliador confere a aparêncida do cachorro. Este deve deve estar saudável, limpo e tosado. O avaliador escova o cachorro um pouco, olha dentro das suas orelhas, e pega cada uma das suas patas dianteiras.

Caminhadas com o dono
Esta parte demonstra o controle do dono sobre o seu cachorro e a capacidade do animal de andar confortavelmente e com uma guia frouxa, mesmo se o dono mudar a direção da caminhada.

O avaliador instrui o dono a caminhar em um circuito que faz curvas a direita, esquerda, 180 graus e pelo menos duas paradas. O cachorro precisa acompanhar o dono com a guia frouxa no lado esquerdo do dono, mas não precisa estar alinhado com ele quando anda ou para.

Caminhar no meio de multidões
Este teste avalia se o cachorro se comporta bem no meio de várias pessoas. O dono e o cachorro passam muito próximos de várias pessoas estranhas. O cachorro pode demonstrar algum interesse, mas não deve arrastar o dono para se aproximar de alguém ou mostrar timidez ou agressividade.

Sentar e Deitar sob comando/ Ficar na posição (sentado ou deitado)
Esta parte avalia se o cachorro está sob o controle do dono, conhece os comandos Senta e Deita, e fica na posição que o dono comandar por um pequeno período de tempo.
O dono comanda o cachorro a Sentar, Deitar e a Ficar, e se afasta do cachorro mas ficando sempre a sua vista. O dono retorna ao cachorro após um momento. O dono pode perder algum tempo até o cachorro obedecer aos comandos, mas ele nunca pode forçar o cachorro em alguma posição.

Carinho/Interação
Este teste avalia se o cachorro pode se acalmar rapidamente após ter sido excitado. O dono brinca com o cachorro por alguns momentos deixando-o bem agitado. Pode usar algum brinquedo, biscoito, ou outro objeto. Então o dono deve ser capaz de acalmar o cachorro relativamente rápido.

Reação com outro cachorro
Esta parte avalia se o cachorro se comporta adequadamente na presença de outros cães. O dono e o cachorro se aproximam de outra pessoa que está com um cão. As duas pessoas se cumprimentam e trocam abraços. Os cães não devem mostrar mais do que um pequeno interesse no outro. Então as duas duplas seguem a sua caminhada.

Reações a distrações
Este teste avalia a auto-confiança do cachorro e a sua capacidade de lidar com situações não usuais sem perder o controle. Enquanto o dono e o cachorro estão caminhando, várias distrações são apresentadas ao cachorro. Isto pode incluir coisas como uma pessoa correndo, um ciclista, algum barulho alto, algum objeto caindo, uma pessoa em cadeira de rodas ou muletas, ou pessoas gritando.
O cachorro pode ficar interessado ou um pouco assustado, mas nunca deve latir ou reagir excessivamente com timidez ou agressividade.

Isolamento supervisionado
Este teste não tem a intenção de incentivar os donos a amarrarem os seus cães e deixa-los sem supervisão, mas o dono deve poder deixar o cachorro com uma pessoa estranha e sair para dar um telefonema ou entregar alguma coisa em uma loja. O cachorro deve ser confiante o suficiente para manter um bom comportamento nestas situações.

O dono amarra o cachorro eu uma corda de 2 metros e comanda ele para Sentar ou Deitar, e então se afasta, saindo da visão do cachorro por 5 minutos. O avaliador permanece por perto. O cachorro pode se mover, e até mostrar alguma ansiedade, mas não pode latir, uivar, chorar continuamente, ou mostrar nervosismo excessivo.

Bom, depois de ler a descrição deste teste, que tal preparar o seu amigo peludo e praticar bastante? Peça aos seus amigos para ajudá-lo a reroduzir as situações descritas acima e veja como o seu cão se sai. Talvez você fique surpreso ao ver como mesmo em algumas situações corriqueiras nós podemos melhorar o comportamento de nossos amigos de 4 patas, e o quanto ele será mais apreciado por isso.

Ser um bom cão cidadão é mais do que ser obediente. É ser confiável, tranquilo e desfrutar de momentos especiais com o próprio dono, no meio das pessoas, nos parques, nas ruas, e tomara que muito em breve em estabelecimentos comerciais e hotéis que apreciem um cãozinho bem comportado.


Todos os direitos reservados. Este artigo está registrado na Biblioteca Nacional e tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução desde que sejam colocados o nome da autora e a homepage origem.

voltar


© LordCão 2009